segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

PIRATAS DA INFORMÁTICA

Resumo sobre o filme piratas da informática?

Por Alexandre César B. da Cunha

Título: Piratas da Informática
Titulo Orig.: Pirates of Silicon Valley
Pais/Ano: EUA / 1999


Piratas da Informática conta a história da criação das empresas Apple Computer (Apple II e The Apple Macintosh) e Microsoft (MITS Altair, MS-DOS, IBM PC, e Windows), e o relacionamento de Steve Jobs e Bill Gates, dois estudantes da década de 70, que tornaram-se os homens mais ricos e supervalorizados dos anos 90 devido a sua intuição de vender computadores pessoais.

O ano é 1975 na Cambridge. Dois jovens estudantes de Berkeley, desenvolvem um microcomputador chamado de Apple I. Seus nomes são Steve Jobs e Steve Worzniak, eles fundavam na sua garagem a Apple.

Paul Allen e William Henry Gates III, mais conhecido como Bill Gates eram estudantes egressos de Harvard. Anos depois, fundariam na cidade de Albuquerque (uma pequena cidade no interior dos EUA), uma empresa chamada Microsoft que viria, em 1981, a ser contratada primeiro pela Altair e depois pela IBM como fornecedora de software para seus computadores pessoais.

São os 2 principais personagem da Apple: Steve Jobs e Steve Wosniak; e os 3 principais da Microsoft: Bill Gates, Paul Allen e Steve Balmer.

Partes do filme são narradas ora por Steve Wosniak e ora por Steve Balmer.

O filme demonstra as relações de Steve Jobs e Bill Gates e, as relações de ambos personagens com a indústria da computação. Enquanto Jobs é um vaidoso perfeccionista, Gates não passa de um apático nerd. Mas, sem seus amigos por perto (Steve Ballmer e Paul Allen) talvez nunca tivessem levado suas idéias ao limite, mesmo que estas idéias fossem a de piratear grandes empresas como IBM e Xerox ou até a si mesmos.

E a diversas cenas que mostram alguns fatos poucos conhecidos do público em geral, como a prisão de Bill Gates, o lançamento do Windows e a conversa de Steve Ballmer, Paul Allen e Bill Gates com os grandes empresários da IBM. A compra do 86-DOS (QDOS), um sistema operacional semelhante a o CP/M, o qual Tim Paterson da Seattle Computer Products tinha criado para ser usado em PCs. A Microsoft fez um trato com a SCP para esta tornar-se o representante autorizando exclusivo e depois seria a proprietário do 86-DOS, mas durante a transação, não mencionou que a IBM era uma cliente em potencial.

A Microsoft tornou-se uma das empresas mais valorizadas e lucrativas. Em uma época em que todos apostavam suas fichas no hardware, Steve Jobs vislumbrou a hegemonia futura do software. O serviço em lugar do produto. A inteligência acima da máquina.

Alguns erros do filme:

Adele Goldberg declara no filme que a Xerox Parc inventou o mouse. Entretanto, mouse foi inventado por Douglas Engelbart em 1963.



Homebrew Computer Club na verdade era o Stanford Linear Accelerator Center

24 Comentários:

Anônimo disse...

eu durmi durante o filme inteiro! PQP o filme chato!

Anônimo disse...

assisti o filme na escola nem deu pra assistir o fim bom...o filme da vontade de dormi mas é muito interesante pra quem que quer conheçer a historia bill Gates

Anônimo disse...

O filme XATOOO pelo amor de deus dormi o filme todooo... tbm o professor me passa um filme desses a 1 hora da tarde. USHASUASHAUHS. mais o file ate q é bom!!

Gaabriele disse...

Olha eu achei muitoo interessante ,pois conta sobre a historia do nossos computadores.
Se não fosse esses dois homens não teriamos essa super maquina atualmente.
Parabens pela super produção ...

Anônimo disse...

nao entendi muito bem o filme , mas achei interesante,
e legal conhecer a historia do computador ,que hoje e muuuito inportante para nos.

Anônimo disse...

filme muito interesante pr quem entende de cunputador mas pr quem e noob claro q e xato

Anônimo disse...

olha eu achei muito interessante é claro é meio confuso se não prestarmos muito a atenção não vamos entender mesmo,eu assisti mas pesquisei graças ao computador fiquei um pouco despreocupada,podemos concluir que o computador é necessario e concordo com voce gabriele temos uma super maquina podemos pensar futuramente o que como será essa super maquina muito mais evoluida.

Anônimo disse...

berspire

Anônimo disse...

ai vc poderia coloca um link para dowload.... vlw

Anônimo disse...

bill gates é ...

Anônimo disse...

Eu domir durante o filme inteiro , junto com toda a minha sala ; enquanto o professor tomava café junto com os outros ! PQP "

Anônimo disse...

filme xaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaato pelo amor de Deus

ALLYRIO disse...

O FILME É BOM P/ CARALHO! P/ OS CARAS Q POSTARAM Q É CHATO, É PRQ Ñ TÊM UM BOM ENTENDIMENTO SOBRE O QUE REALMENTE É INTERESSANTE E FANTÁSTICO. O FILME Ñ É APENAS A HISTÓRIA DE BILL GATES E STEVE JOBS, É A HISTÓRIA DE CARAS Q COM UMA BOA IDEIA, ALIADA A NOVIDADE E O ESFORÇO, CONSEGUEM MUDAR TODA UMA GERAÇÃO E FICAR BILIONÁRIOS COM ISSO!

É PRECISO PERCEBER O ESFORÇO DOS OUTROS!

marina salomão disse...

acho fantástico ver que o frande Bill Gates começou a vida como hacker hackeando jobs quanto a compreender é só prestar atenção e o filme não nem um pouco chato

Anônimo disse...

esses bandos de fila de uma puta que disseram que o filme é xato, concerteza são pessoa que tem conhecimentos limitados ou seja analfabetas em conhecimentos.
Piratas da informática, sem duvida nenhuma,é um filme que conta a htória de duas pessoas " Steve Jobs in memoria e Bill Gates" que revolucionou nosso geito de pensar, agir e se comunicar fazendo com que a tecnologia de computadores fizesse parte do nosso dia-a-dia.

Anônimo disse...

Bem, o filme retrata o inicio da era tecnologica, que deu vida a uma ferramenta, que nos dias atuais a população em massa utiliza, nãos só como pessoas físicas mas as empresas num geral.Ou seja, o filme conta como tudo surgiu, e isto e cultura.Como usamos uma ferramenta tão necessária e precisa e não nos interessamos em saber como ela surgiu? Acho que cada um com seu cada um, mas... Por isso que o Brasil está do jeito que está ... as pessoas são pobres de conhecimentos e cultura, e quando tem algo nas mãos que mostra um pouco das coisas da vida, reagem assim... Afff !!! Acho que tudo e valido, desde que agregue, basta estarmos abertos as experiências e vivências das pessoas em nossa volta, quem sabe com isso não crescemos como pessoas...

Anônimo disse...

chatu e criar um pc, (para akeles que falaram que o filmm e chatu) Vaum toma vergonha na cara, povo de pouco conhecimento vcs acham que o filme e chatu, chatu saum vcs que naum percebm como esse filme e importante. AFfs
Postado por Avenged NightMare

Anônimo disse...

o ultimo anonimo q postou ai.... é, até concordo com vc, a ihistória é boa, mas deviam traduzir pras pessoas q não entendem NADA de computadores e tals :ss
ps.: vc tbm deveria prestar atenção nas aulas de portugues :/

Dhyeêgo disse...

Além do filme seer de 1999 ele muito interessante' pooiis conta a ahistoria de nossos computadorees '

Anônimo disse...

nada haver oque vcs falam o filme e super interesante,conta a historia de genios da tecnologia, a nossa salvaçao hoje sem suas invençoes estariamos perdidos.

Anônimo disse...

Assim eu axei interessante =)
maais no começo é muito chato , quando voçe's começarem a entender vãao achar incrivel , qnd assistir no cool , veei sonoo do goray .. maais depoois vir queer Bill Gates era o homen mais rico do mundo O.o' lool aai começeei a me enteressar com Pritas da Informatica.

ceiça santos disse...

muito enteressante e esse resumo,fikou muito bom,valeu pela ajuda!abçs

Anônimo disse...

Achei muito interessante... adorei o filme.

Unknown disse...

Sem dúvida, este filme tem a fazer todos os fãs de Steve Jobs e Bill Gates, é um excelente representação de como nasceram as duas marcas líderes em tecnologia do mundo, Pirates do Vale do Silício é um dos melhores filmes para nerds e geeks.

  ©Template by Alex César.

TOPO