quinta-feira, 26 de junho de 2008

Diagnostico de Defeitos no Computador

Fonte.

Danos: Instabilidades nas tensões de saídas afetando completamente o micro geralmente fruto de falha em seus componentes (mosfets em geral), instabilidade na tensão de entrada (rede elétrica) ou potência inadequada aos componentes do micro. Gera falha na inicialização (micro não liga ou liga e desliga) ou desligamentos aleatórios, falha nos dispositivos por ela alimentados (HD principalmente).

Possível solução: Em 1º lugar checar a rede elétrica onde o micro está conectado contratando um profissional qualificado, providenciar um aterramento para esta tomada, uso de nobreaks ou estabilizadores de qualidade (núcleo isolado) e evitar filtros de linha. Próximo passo é a troca da fonte do micro e verificar de sua potência se enquadra aos componentes do seu micro.

Aquecimento.

Danos: Resets, desligamentos e travamentos aleatórios, erros de na execução do Sistema Operacional (tela azul, etc) além do risco de perda do processador (queima).

Possível solução: Dispor os cabos flats e de energia de uma forma que fique um espaço livre para a movimentação do ar no interior do gabinete. Troca da pasta térmica do processador de tempos em tempos e checagem da ventoinha do cooler e, se for o caso, trocando-o por um de melhor dissipação térmica. Instalação de coolers adicionais no gabinete para uma melhor movimentação do ar interno.

Memória.

Danos: Resets aleatórios, erros durante a execução do Sistema Operacional (Windows, Linux, etc), bips contínuos quando o micro não "liga".

Possível solução: Quando o micro não liga e fica com bips contínuos poderá ser defeito no módulo de memória e neste caso somente a troca e testes com outro. Caso o micro inicie, utilize o MEMTEST ou o Pc-Check para verificar se existem erros nos endereços da memória, se houver será necessário também a troca.

Hard Disk.

Danos: Perda de dados e no meu ver a pior de todas as catástrofes.

Possível solução: Quando começam a ocorrer bad blocks no HD é necessário uma análise do que poderá estar ocasionando isto, variações bruscas na tensão de entrada na fonte, falha no sistema de arquivos do HD (muitos resets ou falha no processo de gravação) ou defeito do próprio HD. Neste caso se os bad blocks forem lógicos é possível "corrigí-los" efetuando um LOW LEVEL FORMAT e consequentemente um nova instalação. Existem softwares que recuperam (ou pelo menos tentam) dados em áreas defeituosas como o HD REGENERATOR. Caso o bad seja físico não existe possibilidade de recuperação do cluster apenas um modo de driblar isto mas é arriscado, é necessário saber em que ponto estão os bads e, com softwares adequados para isto, isolar esta área criando alí uma partição extendida e utilizando o restante do HD como partição lógica ativa. Quando o defeito é no motor ou agulha de leitura para um usuário final não existem mais meios somente recorrendo a empresas de recuperação de dados. Uma dica, fique de olho nos parâmetros do SMART para saber como anda a saúde do seu HD! Um bom software para verificar, via Windows, é o HDTUNE.

Placas de vídeo.

Danos: Travamentos (principalmente quando executados jogos), riscos na tela ou, quando o micro não inicia, bips 3 curtos seguido de um espaço de tempo ou 1 longo seguido de 3 curtos são frutos de falha na placa de vídeo. Devido a sua grande integração com o software (somente funciona de estiver rodando num Sistema Operacional) é dificíl de detectar a conseqüencia de seu defeito somente após muita análise.

Possível solução: Testes com outra placa de vídeo ou substituição direta. É recomendado testá-la em outro micro pois o defeito poderá ser no slot de conexão da placa-mãe.Aconselha-se manter sempre atualizado os drivers de dua placa de vídeo e chipset juntamente com o DirectX. Utilize softwares de testes, como o 3DMark em modo looping para "forçar" sua VGA.

BIOS

Danos: Falha na identificação do modelo do processador, erros diversos que são corrigidos pelos fabricantes de placas mãe.

Possível solução: Atualização do BIOS. Se o defeito for no chip poderá ser realizada sua troca.

Placa mãe.

Danos: Na maioria das vezes o micro não liga ou se já foi testada todas as peças e nada do defeito aparecer.

Possível solução: Existe possibilidade de recuperação para placas mãe com falha em seus componentes como capacitores, resistores smd, troca soquete da bateria, circuito RAM cmos e real time clock (geramente relacionado a baterias que não seguram carga), recuperação de trilhas etc e somente deverá ser feito por um técnico em hardware e/ou eletrônica especializado. Um fato interessante sobre placas mãe é que algumas delas acumulam carga em seus componentes (capacitores eletrolíticos) e do nada "morrem", algumas chegam a acionar os coolers mas nada de ligar. Uma possível solução é o "curto de hardman" onde a placa é enrrolada em papel alumínio por completo para descarregar totalmente e depois, na maioria dos casos, volta a funcionar. É claro isto só é feito em último caso onde todos os outros recursos já se esgotaram.

Caso possuam qualquer dúvida deixem um comentário que eu respondo.

6 Comentários:

Anônimo disse...

Muito bom este artigo

Marcio disse...

Minha placa mãe só liga as vezes e quendo desliga as vezes liga, qual será o defeito?

Anônimo disse...

sergio meu conputador quando ligo aparecr a mensagem cpu fam e preciso aperta f1 para abrir o sistema . o que fazer paracorigir este erro.

Anônimo disse...

Muito bom!!!excelente trabalho na maioria dos casos é só dar uma olhade nesse artigo que resolve.

é isso mesmo.

Anônimo disse...

Rapaz tenho um probleminha. No meu PC ele n inicia e as luzes do teclado ficam piscando o q sera?

Alexandre César B. da Cunha disse...

Este é um problema comum e esta abortador no meu livro!

Consulte que vai resolver o seu problema.


GUIA RÁPIDO DE MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES E NOTEBOOK

  ©Template by Alex César.

TOPO