quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Perfil de usuários em uma rede com Windows XP

Usando o utilitário de gerenciamento de contas de usuário, localizado no Painel de Controle, você só pode criar dois tipos de conta — de administrador e de usuário comum.

Mas o Windows XP Professional oferece outras possibilidades.

Para usá-las, clique com o botão direito em Meu Computador e escolha Gerenciar.

Na janela Gerenciamento do Computador, selecione, na coluna da esquerda, o item Ferramentas do Sistema/Usuários e Grupos Locais/Usuários (esse item não existe no Windows XP Home).

No painel da direita, clique com o botão direito no nome do usuário cuja conta você quer configurar e escolha Propriedades. Ative a aba Membro De e clique no botão Adicionar.

Na tela Selecionar Grupos, clique no botão Avançado e, em seguida, no botão Localizar Agora.

Na parte inferior da tela, é exibida uma lista de vários grupos predefinidos, cada um com permissões específicas de acesso ao sistema.

Entre as opções estão usuário avançado, operador de backup (chamado de operador de cópia) e operador de configuração de rede.

Escolha a que for mais adequada e vá clicando em OK até fechar as caixas de diálogo.

Se quiser ver um resumo das permissões pré-configuradas para os grupos, na janela Gerenciamento do Computador, selecione o item Ferramentas do Sistema/Usuários e Grupos Locais/ Grupos.

No painel, aparecem o nome dos grupos existentes e uma descrição de cada um. Depois, você pode usar a dica anterior para ajustar as permissões de cada grupo a uma determinada pasta.

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Alex César.

TOPO