sexta-feira, 6 de junho de 2008

DESCUBRA POR QUE O SEU COMPUTADOR ESTA TRAVANDO EM 10 PASSOS

Você montou um computador novo e ele está travando? Trocou ou adicionou algum componente que fez o pc ficar pior do que estava? Você não aguenta mais as malditas travadas e congelamentos? Você já está pensando em desistir de usar seu PC?Calma, para isso existe uma solução, siga esses 10 passos para determinar a causa do problema que está te deixando furioso.** Antes de Começar vamos precisar de algum programa que Monitore a cada segundo as Temperaturas e as Tensões do seu computador. Caso você ainda não possua nenhum Recomendo a instalação do EVEREST (encontrado no baixaki no seginte link http://baixaki.ig.com.br/download/Everest-Ultimate-Edition.htm )

Primeiro Passo:

Testes de Memória: Memórias de baixa qualidade ou mal ajuste de memória na minha opinião é a principal causa de travamentos e instabilidade no sistema. Para ver se sua memória está em boas condições vamos testá-la inicialmente com o MemTeste e depois com o Prime-95. (esse será o passo mais demorado e talvez até o mais importante). Só ressaltando uma dica que o companheiro Spider 999 disse as vezes uma borracha escolar passada nos contados tbm ajuda.

Segundo Passo:

Ajustes de Bios Outro ponto a se verificar em casos de instabilidade é o mal ajuste da BIOS (Basic In Out System). Nesse caso entre na bios da sua placa mãe (geralmente apertando Delete ou F2 durante o teste de memórias quando o PC estiver ligando) Reset os valores padrões (LOAD DEFAULT VALUES), ajuste o FSB ou HTT (para Athlon-64) de acordo com a especificação do seu processador ou coloque em AUTO e Ajuste o Tempo das memórias em AUTO também.Em alguns casos é bom relaxar ainda mais o timing (tempo) das memórias, se a sua BIOS tiver opções de ajuste na memória, coloque CAS 3 - Tras 4 Row-Precharge-delay 4 Row-active-delay: 8 (3-4-4-8) E se tiver ajuste de COMMAND RATE coloque em 2T . Acredite isso resolve muitos problemas de instabilidade com memórias genéricas.Apos esses ajustes volte para o Primeiro Passo para testar novamente a estabilidade do sistema.Se mesmo após esses ajustes o(s) problema(s) persistir(em) passe para o próximo passo:

Terceiro Passo:

Análise da Temperatura: Durante a execução prolongada doPrime 95 a temperatura vai aumentar bastante, para os Processadores no geral é bom que ela não esteja passando dos 60/63°C - Caso a temperatura do seu Processador esteja alta, verifique a correta instalação do cooler e do Dissipador, bem como o devido uso da pasta térmica ou adesivo térmico. Verifique também a correta circulação de ar dentro do seu gabinete. Os processadores Pentium-4 ao atingirem cerca de 70°C ficam mais lentos o que gera lentidão do sistema (Thermal Throttling). A temperatura Máxima suportada para os Athlon-xp/Duron/Semprom é de 85-90°C porém ao passar de 65/70°C você já poderá estar sujeito a problemas de travamentos e instabilidade.Concluindo: Certifique-se que durante a execução prolongada do prime-95 (full load) seu processador mantenha uma temperatura abaixo de 60/65°C. - Repita o teste em dias quentes pois nesses dias a temperatura interna do gabinete tende a aumentar.Se o seu computador continuar travando mesmo com temperaturas abaixo de 60/65°C vamos passar para o próximo passo:

Quarto Passo:

Análise da Fonte e das respectivas tensões.A fonte é um dos maiores vilões dessa histórias, fontes Genéricas de 400W geralmente não conseguem atingir um pico de 250W Reais. Variações nas tensões continuam sendo um grande problema nos dias atuais.Fontes boas com potência de 400W Reais como as das marcas: Seventeam, Enermax, Thermaltake, Antek, Zalman Dificilmente são encontradas por menos de R$ 300,00 / R$ 350,00.Usando o MBM-5 Verifique as oscilações da fonte durante a execução do prime95, verifique se as tensões 12V, 5V e 3.3V não estão oscilando mais do que 5% (limite padronizado de Tolerância máxima). Fontes Genéricas são um problema, principalmente para quem faz Overclock.Se você for um gamer ou tiver uma placa de vídeo muito poderosa (que consome muita energia) pode também executar varias vezes o 3dmark2003 para verificar alterações nas tensões. Para isso use os relatórios Gerados pelo MBM-5Se você tem certeza que as tensões 12V, 3.3V e 5V não estão variando mesmo durante a execução do prime-95 e de jogos pesados e que não estão 5% acima ou abaixo do estabelecido muito provavelmente sua fonte está segurando o tranco.se esse ainda não for o caso vamos passar para o próximo passo:

Quinto Passo:

Sistema Operacional (O.S.) e Vírus Se você efetuou os passos acima e ainda assim continuam os problemas, é hora de dar uma formatada no seu HD e começar tudo de novo. Formate o disco rígido apagando tudo que tem nele e faça uma nova instalação do sistema operacional. Atualize os drives dos periféricos (placa de vídeo, modem, rede, som, etc..), certifique-se sobre a procedência dos drives. Nesse ponto é bom ir com cuidado para tentar descobrir se o motivo do travamento é algum drive de dispositivo ou até mesmo um conflito de de requisição de Recursos. Também vale lembrar que não vai adiantar muito re-instalar por cima o sistema operacional, pois os problemas persistiram, importante mesmo é formatar e começar do zero.Alguns vírus, spyware, exploits, spybots ou programas de procedência duvidosa podem comprometer a estabilidade do Computador ao alterarem valores no registro do sistema e mesmo quando são removidos o registro pode permanecer danificado. Outra coisa que esse procedimento de apagar e instalar tudo de novo resolve é o travamento causado quando se troca uma placa mãe ou uma placa de vídeo sem formatar o disco rígido e instalar o Sistema Operacional Novamente.Em último caso tente usar outro sistema operacional para ter certeza mesmo que o problema é de ordem física (Hardware)* Vírus também são responsáveis por um grande número de problemas de travamento, para isso sempre mantenha a base de vírus do programa Antivírus Atualizada e faça um SCAN no seu sistema na procura de eventuais vírus.** Verifique sempre se existem atualizações do Sistema Operacional em uso, principalmente novos drives de dispositivo (hardware)se esse ainda no for o caso vamos passar para o próximo passo:

Sexto Passo:

Disco RígidoEmbora não seja muito comum de acontecer o disco rígido pode estar sendo o vilão disso tudo. Verifique os sensores de SMART (Clique aqui para saber como) do seu disco rígido e se ele estiver formatado em Fat32 use o Scan-disk com opção de verificar o disco todo em busca de setores defeituosos. Se o sistema de arquivos usado for o NTFS vá no Prompt de comando e digite CHKDSK /F/R para uma verificação completa. Se você usar o Linux use o comando e2fsck -pycvf - Se o disco tiver muitos bad-blocks ou estiver fazendo barulhos estranhos provavelmente ele estará condenado e nesse caso é recomendável trocá-lo.Se esse ainda não for o caso vamos passar para o próximo passo:

Sétimo Passo:

Configurações da RedeEmbora não seja muito comum uma rede mal configurada pode trazer instabilidade, nesse caso desconecte o PC da rede ou cheque as configurações de rede para saber se existe algum problema. Você pode também tentar ir ao "Gerenciador de Dispositivos e tentar desabilitar a(s) placa(as) de rede que estiverem instaladas no seu computador.
Se esse ainda não for o caso vamos passar para o próximo passo:

Oitavo Passo:

Em que programa o problema ocorre?Verifique quando o problema ocorre, não seria o culpado um programa em especifico? Tome cuidado com programas de terceiros que você instala, principalmente os mais antigos, as vezes o problema pode estar sendo causado por aquele programinha que você instalou para tentar melhorar o desempenho mais que na verdade está tirando a estabilidade do sistema. Evite o uso de gerenciadores de memórias, tome cuidado com programas que façam alterações no registro do sistema e use sempre o Gerenciador de Tarefas para ver se existe algum processo estranho aberto, programas que atuam em modo de serviço e rodam na "sombra do sistema".
Se esse ainda não for o caso vamos passar para o próximo passo:

Nono Passo:

Outros DispositivosVocê instalou algum hardware novo recentemente? Uma placa de Captura de vídeo, uma placa de vídeo? uma câmera USB, um teclado, um scanner ou um Mouse novo? Você pode afirmar com certeza que seus problemas não começaram depois da instalação de um desses dispositivos ou até mesmo com a instalação de algum programa para uso do dispositivo em questão?É muito comum também Algumas placas mães geralmente as mais antigas apresentarem incompatibilidade com alguns dispositivos novos, ex.: Placa de vídeo, placa de captura de vídeo. Mesmo que os drives e utilitários estejam atualizados. Em alguns casos o computador só volta a ter estabilidade com a remoção desse dispositivo.*Verifique também se você já está com a ultima versão da Bios instalada, pois as atualizações de bios resolvem muitos problemas de instabilidade. Consulte a pagina do fabricante da sua placa mãe para baixar e atualizar a Bios para a ultima versão.
Se esse ainda não for o caso vamos passar para o último passo:

Décimo Passo:

Apelando para a Força BrutaSe você fez todos os passos acima e ainda não descobriu porque os travamentos estão ocorrendo com certeza deve estar p. da vida.Mais não vamos desanimar, agora chegou o momento da verdade, para isso vamos precisar de um outro pc mais ou menos parecido com o seu para fazermos o teste dos componentes individualmente. Peça ajuda para algum amigo ou parente, nesse momento é necessário que o outro PC esteja funcionando sem travamentos.Vamos começar pelas memórias, teste suas memórias no outro pc, faça e refaça vários testes até ter certeza que suas memórias estão mesmo OK. Depois passe seu Processador para o outro PC (certifique-se antes que a outra placa mãe suporta o Processador e que a bios tenha sido zerada). Por fim teste a placa de vídeo e a fonte, e alguma outra placa que você possa ter instalado. Em caso de nenhum problema ter sido detectado o mais provável é que o problema esteja em sua placa mãe. Certifique-se também sobre a qualidade da rede elétrica de sua residência pois o computador não tolera quedas e picos de energia abruptos, nesse caso é necessário o uso de um No-break.

1 Comentário:

Anônimo disse...

VOCES NAO PODEM DAR RESPOSTAS EXPESIFICAS E RESUMIDAS?

  ©Template by Alex César.

TOPO