segunda-feira, 26 de maio de 2008

Situações em que não é possível recuperar os dados

Infelizmente em alguns casos não é possível recuperar os dados. Mesmo com o que existe de mais moderno, danos muito extensos na estrutura física ou lógica da mídia podem impedir a recuperação. Em alguns casos, procedimentos ou tentativas erradas de recuperação executadas por empresas ou profissionais não especializados, resultam na perda definitiva dos dados.

Problemas Físicos: Quando o Hard Disk em si está defeituoso ou seja fazendo barulho, não sendo detectado pelo setup, não ligando, setores defeituosos, dificuldade de leitura, riscos ou desmagnetização na superfície do disco, queimado, etc. As causas podem ser: oscilações na tensão elétrica, falta de aterramento, choque mecânico, desgaste natural, sobreaquecimento, defeito de fabricação (bastante comum), etc. Normalmente os HDs nessa situação são descartados após a recuperação dos dados (Data Recovery). Representa 70% dos casos que recebemos.

Problemas Lógicos: são os casos onde o problema é no sistema de arquivos ou seja o HD está funcionando normalmente mas os dados ou partição estão inacessíveis, arquivos ou pastas somem, arquivos ou partição se corrompem, etc. As causas podem ser: Ataque de Vírus ou Hackers, arquivos são apagados acidentalmente ou intencionalmente, o HD é reformatado por engano, clone invertido, software de má qualidade, sabotagem, etc. Representa 30% dos casos.


As situações mais comuns em que não é possível recuperar os dados são:

Sobreposição de informações - As informações que precisavam ser recuperadas foram sobrepostas por outras informações. Neste caso não existe nenhuma tecnologia capaz de recuperar as informações.

Discos Arranhados

Observação: Mesmo em casos de tentativas de recuperação frustrada realizada por empresas ou profissionais que afirmaram não ser possível recuperar os seus dados, mesmo que o disco já tenha sido aberto sem levar em consideração os cuidados necessários para tal, nós temos total interesse em analisar o seu problema. Em muitas situações ainda é possível resgatar dados, veja as situações:

- Cabeças de leitura quebradas
- Discos arranhados por cabeças de leitura
- Discos sujos por não observar as condições necessárias para abertura do mesmo
- Arquivos que foram recuperados, mas não funcionaram por estarem de alguma forma corrompidos.
- Tentativas de recuperação negativa por parte de outras empresas.


Os Níveis de Dificuldade podem se dividir em 5 descritos a seguir:

Nível 0: Na realidade o nível 0 não é considerado uma Recuperação de Dados pois qualquer assistência técnica pode resolver esse problema. Exemplo: O Windows não dá "boot" ou não o faz completamente. Sugestão Segura: Basta colocar o Disco Rígido em outra maquina como "escravo", copiar os dados importantes para outro local e após isso reinstalar o sistema operacional no HD com problema. Assim você terá certeza que não haverá sobregravação de informações principalmente se for necessário reformatar o HD com problema. Obs: Apenas certifique-se que seja um técnico experiente para que seus dados importantes não corram nenhum risco. Não é necessário os serviços da Doctor Byte nesse caso.

Nível 1: É o nível de dificuldade mais simples a ser executado em alguma empresa de Recuperação de Dados. Normalmente é o caso de HDs que estão sem problemas físicos e com sistema Windows. Exemplos: Arquivos deletados, Partição excluída acidentalmente ou por Ataque de Vírus ou Hacker, etc. Nesses casos as informações foram excluídas porem ainda não foram sobregravadas com outras informações ou algo próximo a isso. Cuidado: programas piratas para recuperação de dados ou pessoas não capacitadas podem agravar mais o problema. Neste nível inclui-se também problemas físicos externos no HD como por exemplo a placa controladora queimada e desde que a parte interna não tenha sido afetada. O custo de recuperação dos dados é um pouco mais barato e representa 20% dos casos que recebemos.

Nível 2: Mais complexo que o caso anterior. Exemplos: quando houver a sobregravação parcial de informações em áreas importantes do disco devido a reinstalação de programas, uso indevido de ferramentas impróprias de recuperação de dados (normalmente feito por curiosos ou empresas não capacitadas), uso do computador por algum tempo após o acidente, etc. Se encaixam nesse mesmo nível outros sistemas como Linux, Macintosh ou Novell por serem mais trabalhosos. Nesse nível encontram-se também os HDs que possuem defeitos físicos internos de nível médio (setores defeituosos). O custo é mais elevado do que o nível anterior e representa 50% dos casos que recebemos. Recebemos muitos HDs que já passaram por outras empresas de recuperação de dados que acabam agravando o problema inicial.

Nível 3: São os casos "seríssimos" normalmente com problemas físicos na superfície do disco como desmagnetização e riscos de grande profundidade. Algumas vezes existe um motivo para isso como por exemplo um choque mecânico, pico de tensão elétrica, etc. Mas pode ser também um defeito de fabricação do HD. Normalmente é necessário o uso do laboratório de nossos parceiros nos EUA ou Canadá. O custo é mais elevado e cobrado em US$. Nessa categoria encontram-se os HDs que já passaram por outras empresas de recuperação de dados. Representa 20% dos casos recebidos. HDs que apresentam problemas físicos no Nível 2 e permanecem ligados após o problema inicial podem se agravar e chegar a nesse nível.

Nível 4: São os casos sem solução. Normalmente são defeitos físicos gravíssimos na superfície do disco. É impossível a recuperação dos dados nem mesmo utilizando o laboratório nos EUA. Nesse nível estão também os casos onde houve a sobregravação total das informações. É necessário um diagnóstico para se comprovar essa situação. Representa 10% dos casos.




Dicas e o que fazer após uma perda de arquivos !

• Verifique se a bios (setup) detecta o HD (Hard Disk) fisicamente (problema físico).

• Procure reparar se o Disco Rígido esta fazendo algum barulho estranho como estalos. Verifique também se o HD faz leituras com muita dificuldade ou esta muito lento. Nestes casos, desligue o HD imediatamente para não criar mais estragos, danificando ainda mais a superfície do disco.

• Dê um boot com disquete e verifique se o HD consegue ser visualizado (C:) Obs: Válido somente para sistemas com Windows e FAT16 ou FAT32.

• Após o problema, não tente recuperar os arquivos reparticionando, reformatando ou mesmo reinstalando o sistema operacional.

• Não permita que alguém tente recuperar seus arquivos utilizando algum programa utilitário como Scandisk, Norton, Kits ou programas piratas destrutivos encontrados na Internet! Esses programas podem corromper definitivamente seus dados e não ser mais possível de recuperar os arquivos!

• Cuidado com os amigos que se dizem entendidos e/ou curiosos que na tentativa de ajudar mesmo com as melhores das intenções, podem tornar as coisas mais complicadas.

• O mesmo é valido para empresas de informática não qualificadas para esse tipo de serviço. Atualmente com as facilidades de se colocar um site na Internet e conseqüentemente fazer algum tipo de propaganda, você pode encontrar alguns curiosos que realmente não são capacitados, oferecendo esses serviços. A maioria deles não possui um estabelecimento, não possuem firma aberta, capital para investir em equipamentos, peças para reposição, softwares específicos, pesquisas e principalmente não possuem experiência e know-how que só se adquiri com o passar do tempo.

• Mesmo após casos onde foram feitas tentativas de recuperação mal sucedidas por pessoas/empresas não capacitadas, você ainda tem chances de ter seus arquivos recuperados porém, talvez de forma parcial, ou seja, alguns arquivos podem ser perdidos.

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Alex César.

TOPO