quinta-feira, 9 de abril de 2009

As 20 mentiras sobre o uso de computador



1. Faz mal ao computador ter ímãs colados na CPU.

Verdadeiro.''Imãs na CPU podem afetar o HD, onde os dados são gravados magneticamente.Na verdade esse é o maior problema dos imãs''.Gladiador.

2. Empurrar o cd com o dedo para inserí-lo na CPU é prejudicial ao equipamento.

Falso. Nada a ver. Nada irá acontecer se você empurrar com uma forçanormal. Foi feito exatamente para isso.

3. Água ou café derramada sobre o teclado pode arruinar seu funcionamento.

Verdadeiro. Estragam as trilhas metalizadas que estão embaixo dasteclas. Podem criar um curto-circuito e queimar.

4. É necessário ter espaço entre o monitor e a parede atrás dele.

Falso. Monitor não é geladeira. O ambiente em geral deve estarventilado, mas não é indispensável que seja muita a distância. É muito piorter outro monitor atrás (como acontece em muitos escritórios) porque podehaver o risco de ter interferências entre os computadores.

5. Quando o computador passou a noite toda ligado, é melhor desligá-lo e voltar a reiniciar.

Falso. Pode seguir ligado sem problema algum. Ainda que pareça ocontrário e dê vontade de desligá-lo um momento para que descanse, seguindoa lógica humana, o HD dura muito mais se permanecer ligado e não sendo otempo todo ligado e desligado. Por uma questão de economia de energia, nãoconvém deixar ligado por vários dias, mas se não levarmos em conta o fatordo aquecimento global seria muito melhor para o PC nunca desligá-lo. Elesforam criados para isso.

6. Gasta mais energia ao ser ligado do que em várias horas de uso.

Falso. Ao ligar não consome tanto como para superar as horas defuncionamento. Ao desligar poupa-se energia e se permanecer ligado gasta,como qualquer outro eletrodoméstico.

7. Faz mal ao computador ter algum celular por perto.

Falso. Sem problema algum, no máximo um ronco provocado pelainterferência de uma chamada.

8. Depois de desligar o computador é melhor deixá-lo descansar uns segundos antes de voltar a ligar.

Verdadeiro. É recomendável esperar no mínimo alguns segundos antes devoltar a ligá-lo. 10 segundos deve ser o suficiente.

9. Mover a CPU quando o computador está ligado pode queimar o HD.

Falso. A força centrífuga com que gira o HD é tanta que não acontecenada ao se mover a CPU. Muito menos ainda em se tratando de um notebook,porque eles foram feitos para isso. Mas é lógico que você não vai sair poraí dando porrada no equipamento, né?

10. Pelo bem do monitor, é conveniente usar protetor de tela quando não está em uso.

Verdadeiro. Porque o mecanismo do protetor de tela faz com que odesgaste das cores da tela seja uniforme. Ao renovar as imagensconstantemente, não se gasta num mesmo lugar.

11. Quando há chuva forte, é absolutamente necessário tirar o plugue do computador da tomada.

Verdadeiro. Deveria ser adotado como uma obrigação no caso de uma chuvamuito forte, com muitos raios e trovões. Da mesma forma, é aconselhávelretirar os cabos do telefone e da alimentação do modem para que não queimemcom a descarga de raios.

12. Não é conveniente olhar a luz vermelha que está embaixo do mouse óptico.

Verdadeiro. Pode até não deixar ninguém cego, mas é uma luz bastanteforte que pode sim fazer mal a retina.

13. Nos notebooks deve-se acoplar primeiro o cabo de eletricidade à máquina e somente depois esse cabo a tomada.

Falso. Tanto faz. Quase todos os equipamentos portáteis atuais temproteção de curto-circuito e são multi-voltagem, podem ser ligados emtensões de 90 a 240 volts, pelo que são sumamente estáveis.

14. Ao desligar o computador convém também desligar o monitor.

Falso. Outra vez, tanto faz. Ao desligar a CPU, o monitor fica numestado em que consome muito pouca energia (pouca coisa mais que 1W) e nãosofre desgaste algum. A decisão termina sendo em função da economia, aindaque o consumo seja realmente mínimo.

15. Não se deve colocar cds, disquetes ou qualquer outro elemento sobre a CPU.

Falso. Lógico, nada do que é colocado sobre a CPU pode ser afetado ouavariado, a não ser que esteja úmida e a água possa chegar ao equipamento.

16. O computador nunca pode ficar ao sol.

Verdadeiro. Se ele esquentar mais do que o habitual, sua vida útil tendea decrescer. Por isso nunca é boa idéia instalar o PC próximo a janelas ondebate o sol.

17. Se mais de 80% do HD tiver sendo usado, a máquina se torna mais lenta.

Verdadeiro. Sempre é uma questão de porcentagem. Por mais que se tenha20 Gb livres, se for menos de 20% da capacidade do disco, o funcionamento docomputador será lento.

18. Não se deve tirar o pen drive sem avisar à máquina.

Verdadeiro. Deve ser selecionada a opção 'Retirar hardware comsegurança' antes de retirá-lo. Caso contrário, corre-se o risco de queimar amemória do USB.

19. Ter o desktop cheio de ícones deixa o computador mais lento.

Verdadeiro. Não importa se são ícones de programas ou arquivos. O queacontece é que a placa de vídeo do computador renova constantemente ainformação apresentada na tela, e quanto mais ícones, mais tempo.

20. Desligar a máquina diretamente no botão, sem selecionar previamente a opção de desligar o equipamento, estraga o HD.Verdadeiro.

O HD pode queimar ao ser desligado enquanto ele ainda estálendo ou escrevendo em alguma parte do sistema. Ademais, quando a energia édesligada subitamente, as placas que cobrem o disco (que gira até 10 milrotações) descem sobre ele e podem ir riscando até que alcancem a posição dedescanso. Ao selecionar a opção 'Desligar o Computador', todo o sistema seprepara para repousar e suspende todas as atividades. Cada peça vai ficar emseu devido lugar.

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Alex César.

TOPO