domingo, 21 de dezembro de 2008

Como utilizando o Console de Recuperação

Para recuperar o sistema operacional quando seu computador não iniciar corretamente ou não iniciar, é possível instalar e usar o Console de recuperação do Windows.

O Console de Recuperação é uma mistura de um ambiente de linha de comando DOS, permitindo que o usuário execute diversas tarefas para recuperação de dados ou partição no Win2000/XP - tudo isso com a capacidade de acessar as partições NTFS.

Instalando:
1. Insira o CD do Windows XP na unidade de CD-ROM.
2. Clique em Iniciar e em Executar.
3. Na caixa Abrir, digite d:\i386\winnt32.exe /cmdcons na qual d é a letra de unidade para a unidade de CD-ROM.
4. Uma caixa de diálogo de Instalação do Windows é exibida. A caixa de diálogo de Instalação do Windows descreve a opção do Console de recuperação. Clique em Sim para confirmar a instalação.
5. Reinicie o computador. Na próxima vez em que iniciar o computador, "Console de recuperação do Microsoft Windows" será exibido no menu de inicialização.

Acessando pelo CD

1. Insira o disco de inicialização do Windows XP na unidade de disquete ou insira o CD-ROM do Windows XP na unidade de CD-ROM e reinicie o computador.
Clique para selecionar quaisquer opções necessárias para iniciar o computador da unidade de CD-ROM, se isso for solicitado.
2. Quando a tela "Bem-vindo à Instalação" for exibida, pressione R para iniciar o Console de recuperação.
3. Se o computador tiver inicialização dupla ou múltipla, selecione a instalação do Console de recuperação que você deve acessar.
4. Quando for solicitado, digite a senha do Administrador. Se a senha do administrador estiver em branco, pressione ENTER.
5. No prompt de comando, digite os comandos apropriados para diagnosticar e reparar a instalação do Windows XP.
Para obter uma lista dos comandos disponíveis no Console de recuperação, digite comandos do console de recuperação ou ajuda no prompt de comando e pressione ENTER.
Para obter mais informações sobre um determinado comando, digite ajuda nomedocomando no prompt de comando e pressione ENTER.
6. Para fechar o Console de recuperação e reiniciar o computador, digite o comando sair no prompt de comando e pressione ENTER

Para obter uma lista dos comandos disponíveis no Console de recuperação, digite comandos do console de recuperação ou ajuda no prompt de comando e pressione ENTER.

Ações de comando

A seguinte lista descreve os comandos disponíveis para o Console de recuperação:

Atributo altera atributos em um arquivo ou subdiretório.
Lote executa comandos que você especifica no arquivo de texto, Arquivo de entrada. O arquivo de saída retém a saída dos comandos. Se o parâmetro do arquivo de saída for omitido, a saída é exibida na tela.
Bootcfg modifica o arquivo Boot.ini para a configuração da inicialização e da recuperação.
CD (Chdir) funciona apenas nos diretórios do sistema da instalação atual do Windows, em mídia removível, no diretório raiz de qualquer partição de disco ou em fontes da instalação local.
Chkdsk A opção /p executa Chkdsk mesmo que a unidade não esteja sinalizada como incorreta. A opção /r localiza os setores defeituosos e recupera as informações legíveis. A opção implica /p. Chkdsk exige Autochk. Chkdsk procura automaticamente por Autochk.exe na pasta de inicialização. Se Chkdsk não pode encontrar o arquivo na pasta de inicialização, ele procura pelo CD-ROM de instalação do Windows 2000. Se Chkdsk não puder encontrar o CD-ROM de instalação, ele solicita ao usuário a localização de Autochk.exe.
Cls limpa a tela.
Copiar copia um arquivo em um local de destino. Por padrão, o destino não pode ser uma mídia removível e não é possível usar caracteres curinga. Ao copiar um arquivo compactado do CD-ROM de instalação do Windows 2000, ele é automaticamente descompactado.
Del (Delete) exclui um arquivo. Funciona nos diretórios do sistema da instalação atual do Windows, em mídia removível, no diretório raiz de qualquer partição de disco ou em fontes de instalação locais. Por padrão, não é possível usar os caracteres curinga.
• O comando Dir exibe todos os arquivos, incluindo arquivos ocultos e de sistema.
Desativar desativa um driver ou serviço do sistema do Windows. A variável serviço_ou_driver é o nome do serviço ou do driver que deseja desativar. Ao usar esse comando para desativar um serviço, o comando exibe o tipo original de inicialização do serviço antes de alterar esse tipo para SERVICE_DISABLED. Observe o tipo original de inicialização para que você possa usar o comando ativar para reiniciar o serviço.
Diskpart gerencia as partições em volumes do disco rígido. A opção /adicionar cria uma nova partição. A opção /excluir exclui uma partição existente. O dispositivo variável é o nome do dispositivo para a nova partição (como \device\harddisk0). A unidade variável é a letra da unidade para uma partição que você exclui (por exemplo, D). A partição é o nome da partição para uma partição que você exclui (por exemplo: \device\harddisk0\partition1) e pode ser usada em vez da variável da unidade. O tamanho da variável é o tamanho, em megabytes, de uma nova partição.
Ativar ativa um driver ou serviço do sistema do Windows. A variável serviço_ou_driver é o nome do serviço ou do driver que deseja ativar etipo_de_inicialização é o tipo de inicialização para um serviço ativado. O tipo de inicialização usa um dos seguintes formatos:

SERVICE_BOOT_START
SERVICE_SYSTEM_START
SERVICE_AUTO_START
SERVICE_DEMAND_START


Sair encerra o Console de recuperação e reinicia o computador.
Expandir expande o arquivo compactado. A fonte da variável é o arquivo que deseja expandir. Por padrão, não é possível usar os caracteres curinga. O destino da variável é o diretório para o novo arquivo. Por padrão, o destino não pode ser mídia removível ou somente de leitura. É possível usar o comando atributo para remover o atributo somente de leitura do diretório de destino. A opção /f:filespec é necessária se a fonte tiver mais de um arquivo. Essa opção permite o uso de caracteres curinga. A opção /y desativa o prompt de confirmação de substituição. A opção /d especifica que os arquivos não podem ser expandidos e exibe um diretório dos arquivos na fonte.
Fixboot grava um novo setor de inicialização na partição do sistema.
Fixmbr repara o código de inicialização mestre da partição de inicialização. O dispositivo variável é um nome opcional que especifica o dispositivo que necessita de um novo Registro mestre de inicialização. Omita essa variável quando o destino for o mecanismo de inicialização.
Formatar formata um disco. A opção /q executa uma formatação rápida. A opção /fs especifica o sistema do arquivo.
Ajuda Se a variável de comando não for usada para especificar um comando, a ajuda lista todos os comandos que o Console de recuperação suporta.
Listsvc exibe todos os serviços e drivers disponíveis no computador.
Logon exibe as instalações do Windows detectadas e solicita a senha do administrador local para essas instalações. Use esse comando para seguir para outra instalação ou subdiretório.
Mapear exibe mapeamentos de dispositivos ativos atuais. Incluem a opção arc para especificar o uso dos caminhos do ARC (Advanced RISC Computing)(o formato para Boot.ini) em vez dos caminhos dos dispositivos do Windows.
MD (Mkdir) funciona apenas nos diretórios do sistema da instalação atual do Windows, em mídia removível, no diretório raiz de qualquer partição de disco ou em fontes de instalações locais.
More/Type exibe o arquivo de texto especificado na tela.
Rd (Rmdir) funciona apenas nos diretórios de sistema da instalação atual do Windows, em mídia removível, no diretório raiz de qualquer partição de disco ou em fontes de instalações locais.
Ren (Renomear) funciona apenas nos diretórios de sistema da instalação atual do Windows, em mídia removível, no diretório raiz de qualquer partição de disco ou em fontes de instalação locais. Não é possível especificar uma nova unidade ou caminho como destino.
Set exibe e define as variáveis do ambiente do Console de recuperação.
Systemroot define o diretório atual para %SystemRoot%.

Como excluir o Console de recuperação

Para excluir o Console de recuperação:

1. Reinicie o computador, clique em Iniciar, em Meu computador e clique duas vezes no disco rígido em que você instalou o Console de recuperação.

2. No menu Ferramentas, clique em Opções de pasta e clique na guia Modo de exibição.

3. Clique em Mostrar pastas e arquivos ocultos, desmarque a caixa de seleção Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional e clique em OK.

4. Na pasta raiz, exclua a pasta Cmdcons e o arquivo Cmldr.

5. Na pasta raiz, clique com o botão direito do mouse no arquivo Boot.ini e clique em Propriedades.

6. Desmarque a caixa de seleção Somente leitura e clique em OK.

Aviso: Modificar o arquivo Boot.ini incorretamente pode impedir que o computador seja reiniciado. Certifique-se de que excluiu apenas a entrada para o Console de recuperação. Além disso, altere o atributo para o arquivo Boot.ini para um estado anterior somente leitura após concluir esse procedimento. Abra o arquivo Boot.ini no Bloco de notas do Microsoft Windows e remova a entrada do Console de recuperação.

Ela se assemelha a:

C:\cmdcons\bootsect.dat="Microsoft Windows Recovery Console" /cmdcons

7. Salve o arquivo e depois feche-o.

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Alex César.

TOPO