terça-feira, 1 de julho de 2008

Resolvendo travamento, Reiniciando, Instabilidade, Tela Azul no Computador.

Obs1: Todos os procedimentos Sistema Operacional citados abaixo, são com base no uso do Windows XP.

Obs2: Antes de executar qualquer procedimento abaixo, desmarque a Reinicialização Automática, assim, invés de reiniciar o PC pode mostrar uma tela azul, que nos dá uma noção de onde é o problema. Para desativar a opção Reiniciar Automaticamente, vá em Painel de Controle > Sistema > Avançado > Inicialização e Recuperação > Configurações e desmarque a opção: Reiniciar Automaticamente. Vale lembrar, que mesmo desmarcando essa opção, o PC pode reiniciar direto, caso o problema do PC, seja superaquecimento por exemplo.


Superaquecimento e fonte com voltagens oscilando além do limite

A primeira coisa que fazemos quando o PC começa a travar ou reiniciar, é conferir as temperatura do processador, e também as voltagens de nossa fonte de alimentação, que é quem fornece energia para todo o sistema, para isso, podemos instalar o Everest Ultimate Edition e conferir pelo sensor do Everest além de conferir as temperaturas do sistema, também podemos ver as voltagens da fonte.



Se perceber que as voltagens estão oscilando muito, (Para saber o quanto as voltagens podem oscilar, clique aqui), simplesmente troque a fonte por uma de potência real, uma fonte que fornece voltagens ruins (Genérica na maioria dos casos), podem causar travamentos, reinicializações e até mesmo danificar algum componente de Hardware. Se as voltagens estiverem dentro de uma limite aceitável, faça um teste de stress com próprio Everest, clique em Ferramentas > Teste de estabilidade.




Já na tela do teste de estabilidade, marque todas as opções disponíveis:

Stress System Memory

Stress CPU

Stress FPU

Stress Local disks

Clique em Start, e fique o tempo todo monitorando as temperaturas do sistema e as voltagens da fonte. Para mais segurança no teste, saiba a temperatura máxima que seu processador pode chegar, no site abaixo: http://users.erols.com/chare/elec.htm
Fique atento as temperaturas e as voltagens, se o PC travar ou reiniciar, você saberá a que ponto ele travou e/ou reiniciou e saberá se a causa do problema é superaquecimento ou fonte com voltagens oscilando além do limite.Se durante um teste de 15 minutos, temperatura e voltagens se permanecerem dentro dos limites aceitáveis e o PC não reiniciar nem travar, podemos partir para outros componentes, porque com temperatura e voltagens, tudo OK.


Problemas com a memória

Antes de fazermos qualquer teste com a memória, limpe os contatos da memória com uma borracha branca e os slots com spray limpa contatos, também passe nos slots uma lixa fina, um jato de ar também ajuda a remover a poeira e os resíduos, se mesmo após esses procedimentos os problemas persistirem, passamos para os testes.


Problemas com a memória, também podem nos trazer grandes transtornos, como travamentos, reinicializações e as temível tela azul. Se possível, a melhor coisa a se fazer, é pegar uma memória em perfeito estado de algum conhecido e testar no seu PC, se ficar tudo bem durante o uso geral do PC, o problema é na sua memória, já que ao trocar, o PC não reinicio, travou ou apresentou tela azul. Mas se isso não for possível, existe um programa, chamado Memtest86, que pode nos ajudar.


Quem é esse tal de Memtest86 ?


O Memtest86 é um software grátis, que executa seguidos testes na memória em busca de erros, segue abaixo 1 tutorial do próprio fórum, feito pelo companheiro Peart.



Se ao deixar o Memtest86 rodando durante toda a noite, o programa não apontar nenhuma erro, está tudo bem com a memória. Se algum erro for encontrado, o jeito é comprar outra memória, de preferência uma de boa qualidade, e sempre tomando cuidado ao manusear os pentes.

Verificando a integridade do HD

Se o PC estiver travando, dando erros ao tentar transferir arquivos, a luz do HD ficar constantemente acessa, é indício de algum problema com o HD. Existe um software grátis, o HD Tune que procura por erros nos HD.Após instalar o HD Tune, execute o programa, clique em Health e verifique se está tudo marcado como OK.








Nem sempre um erro nesse item (Health) decreta a morte do HD, mas é bom ficar atento, e deixar sempre o SMART habilitado no setup.Agora use a ferramenta Error Scan.





Se tudo ficar verde com na imagem, excelente, se aparecerem pontos vermelhos, é sinal de bad block, nesse caso é aconselhável manter um backup constante dos arquivos (Em CD, DVD ou em outro HD) e providenciar um HD novo o quanto antes. Existe um tutorial que ensina a recuperar HD com bad block, o problema, é que esses HD´s não são mais confiáveis, de qualquer forma, segue o link do tutorial.

Recuperando Discos Rígidos com Bad Block

Se tudo estiver OK com o HD e continuar os problemas ao tentar transferir arquivos e/ou com a luz sendo acessa constantemente, é aconselhável a troca do cabo flat, que um item bem barato, de preferência por um de 80 vias.



Considerando que já forma verificados os seguintes itens:



Temperaturas
Voltagens
Memória
HD



Consiga uma placa de vídeo PCI e teste no seu PC, esses erros também podem ser causados por problemas com a placa de vídeo atual, ou até mesmo por incompatibilidade.

Se mesmo assim o problema persistir, já podemos considerar problemas com a placa mãe, afinal, já foram testados: Temperatura, Voltagens, Memória, HD, Placa de vídeo, além do Sistema Operacional.



Procure na placa mãe por defeitos físicos, capacitores estufados e/ou vazando, nesses casos, a troca do capacitor problemático pode resolver o problema. Se não achar nenhum problema do tipo, é recomendável se lavar a placa mãe, em muitos casos, elas funcionam perfeitamente após a lavagem, eu sou um exemplo vivo, só para citar um exemplo, tenho uma M810 no trabalho, o PC apresentava vários erros distintos de tela azul, após realizar a limpeza na placa mãe, ela voltou a funcionar perfeitamente.



Segue abaixo um tópico que contém dicas para lavar a placa mãe.


http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/725571/


EDIT:



O user HUMM, postou uma dica muito interessante, fala a respeito do mau contato. Pra quem quiser conferir, o link é esse:

http://www.guiadohardware.net/comunidade/faq-computador/735917/6.html#post3420596



1 Comentário:

Anônimo disse...

Parabens Alex!! Sua matéria sobre estes problemas e soluções são muito bacana!!!

  ©Template by Alex César.

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